18 setembro 2009

Violência

Hoje, eu tive um sonho (não estou tentando imitar Martin Luther King), na verdade era um pesadelo, eu estava andando pacificamente pela praia (aó de sunga :x), indo em direção à minha casa quando de repente surgem quatro elementos correndo na minha direção, três homens e uma mulher, um deles com uma faca. Eu viro pro outro lado e corro também, mas sou cercado (e daí apareço todo arrumado pra sair, celular na mão, calça jeans etc), jogo meu celular na beira do bar mais próximo e sou jogado no chão, a faca se aproxima de mim e.. eu acordo!
A pior parte desse pesadelo? É baseado em fatos reais, dia 1º de setembro eu fui assaltado na praia, estava de bermuda e camisa, nem chinelo eu tava usando. O que me levaram? Um relógio da Casio, que era igualzinho a um qualquer de camelô! Dois dos homens do pesadelo foram os que me assaltaram.
Daí sai a pergunta: onde vamos parar? Vinte minutos depois do assalto, encontrei um policial e sabem o que ele me disse? Que não podia fazer NADA. Nem procurar os caras porque a maré estava alta, tava alta era a mãe dele, porque a maré tava alta PN. Simplesmente falou pra eu desistir e talz. Agora pensem comigo, se nem a força policial acredita no próprio poder, então quem deverá acreditar? Enquanto policial dá desculpa pra não ajudar cidadão, cidadão não pode dar desculpa pra não pagar o imposto que paga o salário do policial que não trabalha.
Por isso que eu digo: vamos ser políticos que a gente enriquece com o dinheiro público, a passagem vai ser de graça sempre, tem emprego-fantasma pra parentada toda, no preju que a gente não sai. Ah, não podemos esquecer que se dissermos que fomos assaltados e que somos senadores, duvido que a polícia não vá fazer alguma coisa.
Bom, Brasil hoje em dia é uma sociedade de castas quando se trata de cidadania, lá no topo temos os políticos agindo como se estivessem acima da lei (e muitas vezes estando mesmo, comitê de ética é só rabo preso, absolvição é coisa comum por lá), depois vêm os servidores públicos da lei (policiais, exército etc) que são os únicos que podem dar um tiro com carta branca, porque porte de armas não é concedido ao cidadão comum, logo embaixo vêm os bandidos e logo abaixo deles todos os animais e vegetais e socado lááááááááááááááááááááááá no fim vem o cidadão comum. Trágico, né?
Deixo minha reflexão aqui: devemos construir uma sociedade melhor, mesmo que isso signifique "erradicar" as maçãs podres (leia-se "sou a favor da humilhação pública para políticos e pena de morte para os marginais convictos"). Desculpem se pareço meio radical, mas é que minha filosofia de vida é "valorize a vida, mas só se a vida valorizada também valorizar a vida." ;]]

Um comentário:

Nina Diniz disse...

Fato. A policia brasileira é tão útil quando um vegetal! Se lhe assaltarem, quando muito fazem é prender o bandido e no outro dia solta-lo, sem ano menos reaver os seus objetos roubados, mas geralmente acontece o que aconteceu com você: nada fazem.
Eu costumo dizer que a diferença entre um policial e um bandido é apenas uma: trabalham em lados diferentes. Também não é raro ver inocentes serem mortos por policiais ou aceitarem propina para que deixem o crime continuar.
O lamentável é que nada se faz para melhorar, e nem opções melhores nós temos. Esperar um milagre de Deus? Quem sabe... Um melhor governante? Acho difícil! Toda a população se rebelar e pedir o que é seu por direito? Seria possível se deixassem de dar sua atenção a um Big Brother para o que acontece no país.