22 setembro 2009

Ler, pra quê?

Hoje tivemos aula de redação e o como atividade para casa, devemos escrever um texto com o seguinte tema : Ler, pra quê?
Achei então legal a possibilidade de começar um rascunho aqui pelo blog, objetivando, é claro, abrir uma discussão sobre o tema.
Bom, como é de nosso conhecimento, o Brasil é um dos países com maiores índices de analfabetismo do mundo. Muita coisa, porém, mudou nos últimos anos e essas estatísticas têm se alterado, embora ainda de maneira tímida.Por exemplo, sabe-se que a quantidade de pessoas capazes de ler hoje em dia é maior do que a de um tempo atrás, porém mais importante que saber decodificar determinados códigos da nossa língua é entende-los. A maioria dos jovens de ensino médio sabe ler, mas não conseguem entender o que está escrito, ou seja, não conseguem interpretar o sentido daquele conjunto de palavras. Então, pra quê que isso serve? Sinceramente, pra nada. Ler e não compreender, não tem utilidade alguma.
Outro fator agravante é que os próprios jovens não se interessam hoje em dia pela leitura. Arriscarei aqui ao afirmar que a escola tem uma culpa parcial nisso. Como assim? É o seguite : mais importante "do que é lido" é "como é lido". As escolas geralmente nos indicam obras consideradas nobres, que muita das vezes pouco nos interessa e torna a leitura algo sacal. Não estou desconsiderando a importância de tais obras, mas acredito que elas tinham que ser trabalhadas de uma maneira diferente, tal que chamasse a atenção do estudante e o conquistasse. A outra parcela de culpa atribuirei aos pais, pois muitos pouco se importam se o filho se interessa em ler ou não, hábito este que deveria ser criado ainda na infância, o que é de responsabilidade dos nossos "chefes".
E quais são então as consequências disso? Um leitor pobre, aquele que tem pouca leitura e consequentemente pouco conhecimento e pouco poder crítico, enfrenta grandes dificuldade que, para nós leitores assíduos, são coisas bobas. Ele não consegue nem sequer comunicar-se de forma que quem ouve consiga captar e entender a mensagem. Além disso, muitas serão as lacunas em seu vocabulário, fazendo uso assim de um vocábulo pobre, nada diversificado e repetitivo.
Tu gostas de ler? Se não, meu amiguinho, passa a gostar, pois serás tu quem vais sentir tais dificuldades, que daqui pra frente só tendem a piorar...

3 comentários:

Thiago Campêlo disse...

Gostei bastante do texto, Júlia. Outro ponto é essa mania de leitura dinamica que é ensinado em cursos e relevado nas escolas. É preciso ler e reler o quanto for necessario para que você entenda, o texto, retire suas idéias principais e depois faça a crítica.
=D

Elisa disse...

ai Julinha... tu é muito nerd mesmo, minha amiguinha HUAUHAHUAUHA
sim, concordo com o que tu disse. sem leitura e educação nosso pais não vai pra frente. e tipo, veja o lado bom da coisa. tua redação ja ta pronta!! haha. o blog ta muito bonitinho :) beijinhos

Delirium disse...

Como já falei pra ti, gosto dos teus textos porque levam a uma discussão massa.Concordo contigo no ponto que a escola não estimula em nada o interesse à leitura.Um cara de 14 anos vai ter o interesse minímo(quando tiver) por uma obra escrita por José de Alencar, por exemplo.E bem,as palavras são as únicas armas que temos, e tenho dito.