17 fevereiro 2010

P = |F| / A

(antes de começar o post gostaria de dar parabéns à um de nós daqui do blog, nossa futura publicitária [e a mais fofa do mundo]: Júlia Antunes!)

Após essa piadinha infame no título do post para os estudantes de física de plantão, vamos falar sério. O ano pré-vestibular é o ano em quem pensamos logo: vamos viver para estudar! E junto com essa vontade de passar de primeira vem uma força que nos empurra ou para frente ou para trás: pressão.
Quem tem pais bem sucedidos, irmãos que passaram em vestibulares concorridos, estuda em uma escola particular cara, tem pais chatos que ficam sempre no seu pé (entre outras coisas mais), sabe do que estou falando.

A pressão vem do centro da Terra de todo mundo! Dos professores terroristas que vivem dizendo que cada segundo que passamos dormindo tem alguém estudando, os pais que botam na nossa cabeça que estamos vivendo agora só para estudo e nada mais importa, os irmãos que passaram em federais, estaduais, ESPM, FGV, ITA etc. Esses comentários são a primeira coisa que vem à nossa cabeça quando estamos respondendo um simulado ou quando estamos estudando e não conseguimos entender direito; logo, bate o desespero e aí que fode tudo complica tudo!

Entretanto, como disse no começo, essa pressão pode ser boa ou ruim, isso depende do pressionado. Desespero nessas horas é totalmente dispensável, o que precisamos mesmo é FOCO. Eu aprendi isso quando me mudei pra cá, Fortaleza. Nos estudos, na vida e em tudo, quando se tem foco se consegue; quanto mais foco, mais desafios pela frente, e quanto mais desafios mais gratificante é quando alcançamos o objetivo. Aprendi também que sim, meu ano é todo voltado para o estudo, mas eu não vou conseguir e duvido que alguém consiga sem ter pelo menos um pouco de lazer e uns amgos para nos ouvir e acalmar quando bater aquele desespero de 'putaquepariu não tô entendendo nada, e agora?! eu não vou passar! eu tô ficando pra trás no conteúdo!' (em um momento desses, nunca esqueçam da fórmula de força resultante: Fr = m.a , ou seja, Fudeu muito agora!)

Pressão todo mundo sofre, algumas pessoas lidam melhor do que outras, mas não esqueçam que existem várias pessoas que não passam no vestibular porque se desesperaram de tanta pressão, portanto, de boa na canoa :)

(se bem que vão ter uns neuróticos que vão pensar agora 'ai meu pai, e se eu ficar desesperado na hora da prova? teve gente que não passou por isso! ai socorro, tenho que me acalmar' e blá blá blá... Bom, isso aí já é preciso uma ajuda profissional viu?)

Ah, alguns comentários que meu tio 'hilário' me contou pra quando o pessoal vier te pressionar:
  • "Quem vai fazer a prova? Eu ou tu? Eu, né? Então, pronto!"
  • "Na época de Einstein, Newton e esses caras aí eles só iam bem em algumas matérias, tô fazendo igual"
  • "Pai, na sua época não existia toda essa parte da física de eletricidade e eletrostática, nem química nuclear, nem droga de nova ortografia"
  • "Enquanto eu durmo alguém estuda né? Mas enquanto ele dorme eu estudo!"
  • "Relaxa, eu sei o que eu tô fazendo.."
  • "Relaxa, mãe, eu não sei usar o pronome SE mesmo, comigo vai ser QUANDO"

Nenhum comentário: