16 fevereiro 2010

Aos 17...

Segundo minha mãe, 17 anos é a melhor idade que existe, pois de acordo com ela, é nessa idade que vivemos as maiores emoções : primeiro namorado sério, primeiros testes sérios, último ano no colégio, pré-vestibular, escolha da carreira, escolha da faculdade, planos para a vida pós 18, tirar a carteira de motorista e assim vai... Eu, porém, não vejo tanto graça. Ainda mais nesse período de tantas mudanças ocorridas no quesito mais decisivo da vida dos adolescentes: o vestibular.
O ENEM foi uma grande surpresa para todos, mesmo depois do roubo das provas, não se sabia o que esperar do novo modelo de vestibular proposto pelo MEC. Pior ainda foi a aflição daqueles vestibulandos que, apesar de terem feito uma boa média na prova, não passaram nas universidades de seus estados. Isso porque as vagas estão a disposição de todos os vestibulandos do Brasil e hoje em dia você não concorre mais com 70 por uma vaga para um curso de medicina na UFMA, mas sim com mais de 4 milhões de brasileiros inscritos no ENEM.
Outra surpresinha foi a mudança no vestibular da FUVEST. Serão 3 dias de provas, todas discursivas. Uma beleza, não?
Acredito que outras faculdades também mudarão seus estilos de vestibular, pois o ENEM trouxe uma proposta inovadora e a tendência é que as universidades ou participem do Exame Nacional do Ensino Médio ou façam uma prova nos mesmos moldes.
Amanhã faço meus 17 aninhos, idade na qual eu deveria estar sonhando com minha vida pós 18, minha carteira de motorista ou me preocupando com a festa de formatura, mas estarei bem ocupada estudando para eliminar a minha concorrência : os 4 milhões por vaga. Ah! Aos 17...

2 comentários:

Mariana Heluy disse...

Mamãe também falou mais ou menos isso para mim quando completei 17, mas não sei por que, eu acho que 21 anos que é a melhor idade. Talvez pelo motivo de aos 21 sermos considerados "maior de idade" na maioria do mundo ou porque já é uma idade onde teoricamente já passou aquela rebeldia que existia na adolescência ou a ideia de "sou foda, tenho 18 anos". O jeito é esperar completar 21 para saber o por que que eu admiro tanto essa idade. Sobre a parte do namorado sério, me identifiquei haha
Beijo fofa :)

Anônimo disse...

Whatever.