15 janeiro 2010

O Novo

Aproveitando um certo momento de inspiração no meio da noite eu venho reviver esse blog e agora que parei para pensar: ele finalmente vai ter perspectivas diferentes. Elaborando...

Eu agora estou morando em Fortaleza e vou pra uma escola diferente, assim como Dante e Gustavo que estão indo pra São José dos Campos estudar no Poliedro, enquanto a permanece em São Luís. Quem sabe agora com tantas coisas novas e cada um em uma vidinha bem diferente o blog tenha posts realmente contínuos e interessantes (não que já não tivesse).

Eu quero fazer o primeiro post do ano ressaltando realmente o novo. Novo ano e, no meu caso, nova cidade, nova casa, nova vida, convívio com novas pessoas. Não vou mentir pra ninguém ao dizer que foi fácil, na verdade, que está sendo fácil mudar (já que ainda não estou completamente instalada aqui). Quando se tem uma vida toda em um lugar e de repente você se vê conectado a essa vida basicamente por lembranças, internet e telefone, percebe o quanto é dificil se desfazer de certas coisas.
Tantos de nós quando chegamos no ensino médio pensamos logo em ir pra outra cidade como São Paulo, Rio, pra fazer faculdade, arranjar emprego e fazer a vida por lá. Falando assim parece bem fácil, e quando chega a hora se tivermos realmente preparados e conscientes até que tem menos choro, mas quando partir é o jeito e é aquele 'vamos ver no que dá...' é bem mais complicado. Particularmente, desde que fiz meu programa de intercâmbio eu despertei um interesse em outros países e em morar fora; a idéia era terminar o ensino médio fora, inscrever pra faculdade, cursar, arranjar emprego e ficar por lá mesmo.
É, quando eu falo assim sai tão fácil e parece tão simples. Se dependesse unicamente da minha vontade, sim, eu já teria ido, mas não porque seria fácil, mas porque eu sei que é isso que quero pra minha vida e pronto. Ter me mudado pra Fortaleza está sendo pra mim um tiro no escuro já que minhas fontes sobre a educação e o preparo daqui pra vestibulares não foram bem exatas, apesar de eu saber que sejam 'melhores'. Eu não tenho terreno pronto, não conheço o sistema, não sei de nada, não tenho quem me ajude por perto e isso me gera uma enorme insegurança :S

Esse post foi durante meu terceiro momento nostálgico e desesperado pra pegar o primeiro vôo de volta pra minha ilha, mas agora relendo tudo eu consigo pensar melhor e perceber que mudar tanto assim é uma baita experiência que nem eu, nem Gustavo, nem Dante, nem qualquer um podemos desperdiçar. A vida após escola é só mudanças, nada mais vai ser bonitinho e entregue de bandeja pra você pegar.

Terceiro ano não é brincadeira. Estar em um lugar novo que você não conhece ninguém também não. E lidar com a vida passando muito menos. Nada espera. Nada é de graça. Agora é a gente quem tem que ir atrás.

Boa sorte para todos nesse novo ano!
Boa sorte pra Dante e Gustavo no Poliedro, com certeza vão se dar bem!
Boa sorte pra Jú lá na minha ilha, te vejo na porta da USP ;)
Boa sorte todo mundo que vai prestar vestibular esse ano e pra todo mundo que resolveu parar de esperar sentado e ir atrás do que quer!

Nenhum comentário: